Serão lançados fogos de artifício espectaculares nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Beijing. Os destaques serão dragões amarelhos, um animal auspicioso e nobre na cultura chinesa, e 2008 caras sorridentes, revelou quarta-feira o subdiretor executivo do Departamento de Cerimônias de Abertura e Encerramento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing (COJOB), Wang Ning.
"Os fogos de artifício serão deslumbrantes e haverá diversas combinações, que durarão 20 minutos", disse Wang, numa entrevista coletiva realizada na quarta-feira. "A cidade trabalhou mais de dois anos na elaboração dos planos de lançamento de fogos, de maneira que possam refletir os ideais olímpicos e contribuir para criar um ambiente alegre, festivo e jubiloso", explicou.
Alguns fogos contarão histórias e mostrarão como os ideais olímpicos chegaram à China, disse Wang. "Pela primeira vez serão formados os anéis olímpicos (durante a exibição de fogos de artifício)", acrescentou.
Um ponto alto será o lançamento de fogos de artifício que formarão 2008 rostos sorridentes no céu, que acompanharão a exibição de milhares de imagens de caras sorrindo coletadas no mundo inteiro.
Outro momento importante será quando os fogos formarem um dragão amarelo e peônias vermelhas ao longo do Verde Olímpico, um parque em forma de dragão.
No total, haverá 73 locais de lançamento, incluindo um na Passagem Juyongguan da Grande Muralha. No total, serão 35 mil projéteis lançados, disse Cai Guoqiang, diretor de Efeitos Visuais e Especiais para as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Beijing.
Para destacar a idéia dos "Jogos Olímpicos Verdes", de acordo com Wang, alguns dos fogos de artifício da cerimônia de abertura usarão pólvola com uma reduzida emissão de fumaça.
"Tecnologias sofisticadas usadas reduzirão a fumaça e as cinzas, com a finalidade de minimizar o impacto da contaminação sobre o meio ambiente", explicou.
Como todos os fogos foram feitos à mão, a qualidade dele é um desafio para os organizadores.
Deng Shaohui, subdiretor das Cerimônias de Abertura e Encerramento do COJOB, disse que durante o ensaio, em 16 de julho, foram lançados 19 mil projéteis para a imagem de dragão, e que menos de 1% falhou
Dorta