O Brasil perdeu a chance de conquistar o bicampeonato olímpico – e consequentemente o seu terceiro ouro – ao ser derrotado pelos EUA por 3-1, neste domingo, em Pequim. Foi a segunda derrota consecutiva desta equipe que vinha dominando o cenário mundial nos últimos oito anos. Em julho passado, no Rio de Janeiro, ficou em quarto lugar na Liga Mundial. E perde novamente para os EUA, que tinham batido o Brasil nas semifinais do torneio carioca.
Com o título, os EUA se igualam à extinta União Soviética, único time a conquistar três ouros olímpicos. E deixam para trás o Brasil, que continua contabilizando dois triunfos em Jogos Olímpicos. O vôlei participa da Olimpíada desde 1964, no Japão.
Em nenhum momento da competição o Brasil demonstrou ser um time inquestionável, como foi no passado. Demonstração inequívoca de que o time enfrenta problemas dentro da quadra. Não encontra respostas para as dificuldades alheias e as que oferece aos oponentes são resolvidas mais facilmente pelos oponentes.
Com o resultado, o técnico Bernardinho pode se afastar da seleção. Ele deixou essa porta sempre aberta durante a competição. A possibilidade de fechá-la definitivamente poderá vir nas próximas horas ou nos próximos dias.
Dorta