Salto em altura
O atleta pernambucano Jessé Lima terminou em 10º lugar na final do salto em altura, que foi realizada, na manhã desta terça-feira, no Ninho do Pássaro. Jessé se despediu dos Jogos de Pequim após não conseguiu saltar 2,25 metros. O brasileiro dispensou o salto de partida de 2,15m e foi direto para o de 2,20m. Sem problemas, passou logo na primeira tentativa. No entanto, na segunda altura, 2,25m, derrubou o sarrafo nas três chances. a melhor marca de Jessé é 2,30m, conquistada este ano. De qualquer forma, o brasileiro de 27 anos já melhorou seu desempenho em relação aos Jogos de Atenas. Em 2004, ele não conseguiu se classificar para a final.
Salto em distância – Feminino
Naurren Maggi
A atleta brasileira Maurren Maggi alcançou a marca de 6,79m na prova do salto em distância e conseguiu a classificação para a final. A prova foi disputada no começo da madrugada desta terça-feira (horário de Brasília), em Pequim, no estádio Ninho de Pássaro. O mínimo exigido para a disputa de medalhas é 6,75m, marca que Maurren alcançou logo na sua segunda tentativa. Na primeira, ela atingiu 6,68m. Classificavam-se para a final todas as atletas que superassem 6,75m
Keila Costa
Já a brasileira Keila Costa saltou 6,62, abaixo dos 6,75m, mas ficou em oitava entre as 12 melhores, chegando também à final. A grande final da categoria acontece na sexta-feira, a partir das 8h20 (horário de Brasília).
Atletismo lançamento de dardo – feminino
Alessandra Resende
A brasileira Alessandra Resende não conseguiu se classificar para a final do lançamento de dardo dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na prova classificatória desta terça-feira, no 'Ninho do Pássaro', Alessandra conseguiu como melhor marca 56 metros e 53 centímetros, insuficiente para levá-la à disputa por medalhas, já que terminou somente com a 15º colocação no grupo A.
Atletismo 200m – feminino
A brasileira Evelyn dos Santos avançou nesta terça-feira nas eliminatórias dos 200 metros do torneio de Atletismo dos Jogos de Pequim, apesar de chegar na quinta posição de sua série, disputada no Estádio "Ninho de Pássaro". Evelyn Carolina dos Santos correu a série em 23.43, e se classificou com o quinto dos 8 melhores tempos no geral, Avançavam as quatro primeiras de cada série e os 8 melhores tempos. A carioca Evelyn dos Santos parou nas quartas-de-final dos 200m rasos nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na disputa da primeira bateria da etapa, ela ficou com a sexta colocação e não disputa as semifinais.
Atletismo triatlo – masculino
Juraci Moreira, em sua terceira Olimpíada – esteve em Sydney-2000 e Atenas-2004 - foi o brasileiro com a melhor colocação, a 26ª, com o tempo de 1h51min35. O melhor desempenho do brasileiro foi na parte de natação, com 18min53s, Já Reinaldo Colucci, fazendo sua estréia em Olimpíadas, foi o 37º, com a marca de 1h53min13. O Ouro ficou com o alemão Jan Frodemo com o tempo total de 1h48m53s a prata da prova foi para o canadense Simon Whitfield, e o neozelandês Bevan Docherty levou a medalha de bronze. Dos 55 competidores que disputaram o triatlo masculino, cinco abandonaram a disputa ao longo do percurso.
Box - Até 48 kg
O brasileiro Paulo Carvalho perdeu nesta terça-feira o duelo contra o cubano G. Yamper Hernandez na disputa das quartas-de-final da categoria mosca ligeiro (até 48 quilos) em Pequim. Com isso, o pugilista está fora da disputa por uma medalha olímpica. Paulo Carvalho começou bem, chegando a ter vantagem no confronto, mas o cubano conseguiu o empate no primeiro assalto: 2 a 2. No segundo, o brasileiro teve muitas dificuldades e perdeu por 6 a 1. No terceiro, o cubano levou a melhor por 7 a 2. E, no último, nova vitória cubana, desta vez por 6 a 1, fechando o combate em 21 a 6.
Box - Até 81 kg
Não foi dessa vez que o boxe brasileiro conseguiu repetir o feito de Servílio de Oliveira, único medalhista olímpico do País - foi bronze nos Jogos da Cidade do México, em 1968. A participação dos pugilistas do Brasil na Olimpíada de Pequim terminou nesta terça-feira, com a eliminação de Washington Silva nas quartas-de-final da categoria até 81kg. Se ganhasse seu combate nesta terça-feira, Washington Silva já teria garantido pelo menos a medalha de bronze - antes, ele somou duas vitórias nas duas primeira rodadas de sua categoria. Mas ele perdeu para o irlandês Kenny Egan por 8 a 0, nas quartas-de-final, e acabou eliminado da Olimpíada.
Canoagem velocidade – C-1 500m
O canoísta brasileiro Niválter Santos chegou em sexto na primeira bateria eliminatória da C-1 500m da canoagem dos Jogos Olímpicos de Pequim. Santos fez o tempo de 1min51s363 e irá disputar a semifinal. A vitória ficou com o espanhol David Cal, que completou a prova em 1min48s095 e se classificou diretamente para a final.
Tênis de mesa – masculino
Gustavo Tsuboi
Após um bom desempenho em seu primeiro jogo nas Olimpíadas, no qual venceu o canadense Peter-Paul Pradeeban, o brasileiro Gustavo Tsuboi acabou eliminado pelo grego Panagiotis Gionis na segunda rodada da chave de simples do tênis de mesa. Dominando a partida e sem permitir qualquer reação do brasileiro, Gionis venceu por 4 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/3, 11/5 e 11/5.
Thiago Monteiro
O mesa-tenista brasileiro Thiago Monteiro foi eliminado logo em sua estréia no torneio olímpico individual, ao perder para o norte-coreano Hyok Bong Kim por 4 sets a 1 (11/6, 11/9, 11/6, 7/11 e 11/5). Como Gustavo Tsuboi também tinha perdido nesta terça-feira, em jogo da segunda rodada da chave, o tênis de mesa do Brasil ficou fora da Olimpíada de Pequim
. Nado sincronizado – feminino
Lara Teixeira/Nayara Figueira
As brasileiras Lara Teixeira e Nayara Figueira ocupam a 13ª posição na eliminatória do nado sincronizado dos Jogos Olímpicos de Pequim, resultado que já deixa a dupla sem possibilidades de chegar à final da modalidade. Lara e Nayara somam 89.333 pontos e estão fora do grupo de 12 duetos que se classificam à decisão. A liderança é das russas Anastasia Davydova e Anastasia Ermakova.
Vôlei de praia – feminino
Pela primeira vez na história, a decisão de um torneio feminino de vôlei de praia em Olimpíadas não terá a presença de uma dupla brasileira. As atuais campeãs Walsh e May, dos Estados Unidos, venceram Renata e Talita por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/14, no final da noite desta segunda-feira (de Brasília). Na rodada anterior, Walsh e May derrotaram as também brasileiras Ana Paula e Larissa. Para superar Renata e Talita, as norte-americanas contaram com muitos erros das adversárias no início do primeiro set. Já o segundo e decisivo começou equilibrado, porém as brasileiras não conseguiram manter o ritmo. Renata e Talita agora esperam a outra semifinal, que ocorre na seqüência da partida com as norte-americanas, para saber com quem disputarão a medalha de bronze. Duas duplas chinesas se enfrentam para tentar sobrepujar o favoritismo de Walsh e May na decisão: as experientes Jian Tia e Wang e as jovens Xue e Zhang Xi.
Vôlei feminino
Depois de vencer o primeiro set em apenas 18 minutos, o técnico José Roberto Guimarães teve de pedir tempo na segunda parcial, quando o Japão melhorou, encostou no placar (11/12) e o Brasil perdeu a concentração. O time voltou para o jogo e não teve dificuldade para fechar a parcial. No terceiro set, o Brasil jogou atrás, mesmo diante de um rival baixinho, até empatar por 11/11 e virar com um ponto de bloqueio de Walewska. Daí para a frente mandou na parcial. A meio-de-rede Fabiana e a atacante Mari foram as principais marcadoras do jogo, com 14 pontos cada uma. Pelo Japão, Saori Kimura fez 10 pontos. O Brasil chega à semifinal com uma campanha impecável na Olimpíada — soma seis vitórias, 18 sets vencidos, nenhum perdido. Mas o retrospecto não significa facilidade na semifinal — venceu vai par a decisão do ouro, perdeu terá que brigar pelo bronze.
Vela classe RS:X – masculino
Por um ponto, o sonho da medalha olímpica acabou para o velejador Ricardo Winicki. Embora esteja confirmado na regata da medalha, a 33ª colocação desta terça-feira, na última etapa da fase de classificação, tirou as chances que Bimba tinha de chegar ao pódio. Portanto, ele será apenas coadjuvante na decisão da classe RS:X.
Na quinta colocação geral, com 65 pontos perdidos, o atleta brasileiro poderia até mesmo vencer a prova final que não conseguiria chegar entre os três primeiros. Isso porque o neozelandês Tom Ashley, atualmente o terceiro, está com 46 e não tem mais como ser ultrapassado por Bimba.
Brasil eliminado também entre as mulheres
Na classe feminina da RS:X, a brasileira Patrícia Freitas terminou a décima prova em 20º lugar e encerrou sua participação em 18º, com 135 pontos perdidos. Ela está fora da regata da medalha, que terá a chinesa chinesa Yin Jian, vencedora da prova desta segunda, na liderança geral, com 33 pontos perdidos.
Atletismo 110m com barreiras - masculino
O brasileiro Anselmo da Silva não fez uma boa prova e, com o tempo de 13s84, ficou em último lugar das quartas-de-final e não se classificou para a próxima fase da prova.
As semifinais dos 110m com barreiras será realizada nesta quarta-feira, a partir de 10h30 (horário de Brasília
Dorta