As principais igrejas da capital chinesa organizarão mais missas em línguas estrangeiras durante os Jogos Olímpicos e será permitido que padres estrangeiros presidam algumas dessas cerimônias, disseram terça-feira fontes da igreja católica da China.
O Departamento de Assuntos Exteriores da Diocese Católica de Pequim disse que, antes dos Jogos, as principais igrejas católicas da capital chinesa, como as de Dongjiaominxiang, Wangfujing e Xishiku, realizarão mais missas em francês, italiano e alemão. A organização também está considerando missas em espanhol.
Ainda que os padres chineses possam falar várias línguas fluentemente, é possível que padres estrangeiros presidam missas em outros idiomas durante os Jogos Olímpicos, disse Yu Shuqin, funcionária do escritório e irmã da Igreja Católica do Sul de Pequim.
O Conselho Cristão da China (CCC) está imprimindo 100 mil cópias do Novo Testamento com o logotipo da Olimpíada na capa. Alguns já foram enviados à Vila Olímpica, às igrejas de Pequim e a outras cidades co-anfritriãs dos Jogos.
"O Novo Testamento com o logotipo olímpico pode oferecer facilidades aos fiéis que venham aos Jogos. Também é uma celebração especial realizada pelo Conselho Cristão dos países sedes", disse o CCC no seu site.
Com o logotipo olímpico gravado na capa, o Novo Testamento, ou Edição Especial para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, é uma edição bilíngüe, em chinês e inglês. Pequim segue o exemplo de Turim, que imprimiu bíblias especiais para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006
Dorta