SEGURANÇA ALFANDEGÁRIAS
Funcionários alfandegários chineses realizarão mais revisões diretas sobre itens relacionados com os Jogos Olímpicos para garantir a segurança do maior evento esportivo do mundo, disse terça-feira o diretor da Administração Geral das Alfândegas da China (AGAC), Sheng Guangzu. "Faremos planos específicos e detalhados para podermos manejar adequadamente qualquer emergência o mais rápido possível", acrescentou Sheng. Para garantir uma Olimpíada segura, a AGAC e as alfândegas das seis cidades-sedes dos Jogos Olímpicos deste ano criarão uma rede interurbana de comando. As alfândegas envolvidas também estabeleceram um mecanismo de coordenação com as polícias e os departamentos de segurança locais e prepararam 622 planos de trabalho e de emergência.
A China treinou 24.012 pessoas para assegurar a segurança dos Jogos Olímpicos, realizou 369 exercícios de resposta a emergências e mandou 160 funcionários alfandegários para ajudar nas revisões de segurança no Aeroporto Internacional da Capital Beijing
SEGURANÇA NAS ESTRADAS
Quando falta um mês para o início dos Jogos Olímpicos de Beijing, a polícia da cidade concluiu a solução das 193 ameaças potenciais de segurança em estradas na capital chinesa.
A polícia está fazendo um grande esforço para prevenir graves acidentes e manter o funcionamento seguro das estradas para os Jogos Olímpicos, declarou Wang Jinbiao, alto funcionário do Ministério da Segurança Pública.
Wang indicou que a polícia de toda a China detectou 15.598 problemas potenciais de segurança em estradas no primeiro semestre do ano e 3.871 foram resolvidos.
O ministério pediu à polícia local para estar alerta sobre as ameaças potenciais de segurança nas estradas, a fim de proporcionar um ambiente seguro durante os Jogos de 8 a 24 de agosto.
No segundo semestre do ano, a polícia lançará uma campanha intensiva contra transportes com sobrecarga, excesso de velocidade e condução sob efeito alcoólico. Os veículos que trasportam materiais perigosos e os ônibus escolares receberão atenção adicional, explicou Wang
FORÇAS ESPECIAIS DE SEGURANÇAS
Um mês para o início dos Jogos Olímpicos de Beijing e as Forças Especiais Chinesas já estão preparadas para fazer a segurança durante a Olimpíada, disseram as autoridades.
A Unidade de Comando Leopardos da Neve, uma importante divisão antiterrorista da Polícia Armada Popular, está pronta para as operações de segurança durante os Jogos, disse um oficial da polícia armada de Beijing. "Temos estado treinando intensamente para qualquer possível incidente".
Só pessoas que tinham prestado serviço anteriormente na Polícia Armada Popular foram selecionados para o treinamento especial. Depois de entrevistas e exames físicos e psicológicos, eles aprenderam como atuar em todo o tipo de situações, informou.
O objetivo do treinamento para os franco-atiradores é nunca perder um tiro, disse o líder da unidade. "Não daremos a um terrorista a oportunidade de escutar o segundo disparo".
Fundada em 2003, a divisão participou de quatro exercícios nacionais contra o terrorismo, além do exercício antiterrorista sino-russo de 2007. Além da Unidade dos Leopardos da Neve, uma equipe especial de 120 membros sob o comando da polícia armada de Beijing, a Unidade de Comando da Espada Azul, cujos membros estão equipados com as armas e equipamentos mais avançados da China. Seus detectores podem localizar um franco-atirador em alguns segundos. Uma brigada especial de vôo vigiará as sedes dos Jogos Olímpicos do ar. Todos os pilotos foram treinados em lugares não revelados no estrangeiro para assegurar que suas habilidades correspondam aos padrões internacionais. Os helicópteros estarão equipados com câmeras que ofrecem vistas periféricas completas de vários quilômetros quadrados. Os pilotos poderão observar as placas dos veículos, disse o chefe da brigada, Yang Dongfeng
Dorta