Iatismo
Scheidt/Prada – classe Star
O brasileiro Robert Scheidt, que corre com Bruno Prada na classe star de vela, sabe que a dupla tem condições de chegar à medal race de amanhã com chances de brigar pelo ouro, mas sabe que o bronze é uma possibilidade mais real. Após um início de campanha ruim, os brasileiros foram bem no penúltimo dia de regatas e acumularam três terceiros lugares nas disputas do dia, subindo da oitava para a terceira colocação geral e chegando com reais chances de medalha.
Na classificação geral, Scheidt e Prada têm 47 pontos perdidos, enquanto os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom estão com 33, na primeira colocação. Os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson estão em segundo, com 35. Scheidt comemorou bastante o desempenho no penúltimo dia de regatas: "Foi uma reação muito importante. Velejamos como deveríamos ter feito durante toda a semana. Aconteceu meio tarde, mas está valendo," comentou o velejador ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). "O barco ainda tem a chance de sair da medal race com a medalha de ouro, mas, para isso, precisaria ganhar e torcer para os suecos chegarem no mínimo em oitavo e os britânicos, em sétimo. "É mais realístico pensar no bronze", admitiu.Segundo Scheidt, a estratégia agora é manter a calma. "Não podemos partir para cima do barco francês (quarto lugar com 51 pontos), porque o suíço está pouco atrás (quinto, com 55)", analisou. Para o brasileiro, cada barco deve se preocupar com o desempenho na regata, pois a diferença entre os primeiros colocados não é tão grande.
"Não acredito que eles (os líderes) devam se preocupar apenas um com o outro porque tem mais gente atrás. Acho que é dia para estar bem certo das decisões que se vai tomar e correr para conseguir fazer tudo direito. Agora que chegamos perto dessa medalha, queremos conseguir," destacou.
Canoagem C-1 1000m
O brasileiro Nivalter Santos ficou em sétimo lugar na semifinal do C-1 1000m da canoagem, disputada nesta quarta-feira, e não avançou para a final da prova dos Jogos Olímpicos de Pequim. Nivalter, que fez o tempo de 4m12s556, precisava chegar entre os três primeiros para obter a classificação. A vitória ficou com o francês Mathieu Goubel, que completou a prova em 3m57s607. Com o resultado, o brasileiro se despede da prova de 1000m, mas ainda participa da semifinal dos 500m, nesta quinta-feira. Mesmo que não se classifique para a final do C-1 500m nesta quinta, Nivalter, de apenas 20 anos, deixará Pequim com um recorde na bagagem: o de primeiro brasileiro a conquistar vaga para duas modalidades da canoagem de velocidade em Olimpíadas.
Atletismo 800m raso – masculino
Fabiano Peçanha se classificou nesta quarta-feira para as semifinais dos 800m rasos dos Jogos Olímpicos, depois de ficar com a quarta colocação da primeira série, com 1m46s54. Seguem em frente na competição os dois melhores colocados de cada bateria e os oito melhores tempos. O brasileiro ficou exatamente com este oitavo lugar.O outro representante do Brasil na prova, Kleberson Davide, não foi bem e ficou apenas com o quinto lugar na sexta bateria com o tempo de 1m48s53, na 45ª posição geral, o que não é suficiente para passar para as semifinais, que acontecem em três séries nesta quinta-feira a partir das 08h50m da manhã (horário de Brasília).
Salto com vara – masculino
O brasileiro Fábio Gomes foi eliminado nas eliminatórias da prova olímpica, nesta quarta-feira, no estádio Ninho do Pássaro. Fábio começou a disputa com o sarrafo a 5,45m. Errou a primeira tentativa e superou o obstáculo na seguinte. Com 5,55m, ele falhou nas três chances. Nas duas primeiras passou abaixo do sarrafo e na derradeira, não conseguiu acertar o encaixe da vara. Finalista do mundial de Osaka, ano passado, com a 10ª colocação, e oitavo nos Jogos de Atenas 2004, o paulista ficou longe de sua melhor marca, 5,77m, recorde sul-americano. Favorito ao ouro e dono da melhor marca do ano (6,04m), o campeão mundial Brad Walker, dos Estados Unidos, não conseguiu alcançar 5,65m e causou surpresa pela eliminação. A final será disputada na sexta-feira, a partir das 8h55m.
Dorta