Natação - 50m costas Classe S5
O brasileiro Daniel Dias garantiu sua segunda medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, desta vez nos 50 m costas, categoria S5, com tempo de 35s28, e superou o favorito Juanquan He, em disputa na manhã desta segunda-feira. "O que importa é a medalha no peito. Foi sensacional", disse Dias, após a vitória. O brasileiro bateu Junquan He, que liderou a prova durante boa parte do tempo e era favorito na prova, além de detentor do recorde mundial. Sobre o triunfo em cima do chinês, no final da disputa, Dias comentou, bem humorado. "Eu tenho um braço e ele nao tem nenhum, então pensei: vamos lá". "Acaba sendo engraçado, mas ao mesmo tempo emocionante escutar o hino nacional de novo. Foi muito gratificante conquistar a medalha por todo o trabalho que a gente fez", comemorou Dias. Sobre a presença de seu treinador no Cubo d'Água, o brasileiro comentou os conselhos que recebeu do técnico. "Esse meu dedo ganhou a prova. Meu treinador sempre falava: você tem um dedo e ele não tem", referindo-se a seu principal rival, o chinês Junquan He. Esta é a segunda medalha de ouro de Dias, que garantiu a primeira vitória para o Brasil no último domingo, com o ouro na prova dos 100 m livre, batendo recorde mundial. O também brasileiro Francisco Avelino ficou com a sétima colocação
Natação - 100m borboleta, classe S10
O nadador André Brasil deu ao país que carrega no sobrenome sua segunda medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Ele teve um grande desempenho na final dos 100 m borboleta, classe S10, com o tempo de 56s47. Além de colocá-lo no topo do pódio no Cubo d'Água, nesta segunda-feira, o desempenho rendeu a André o recorde mundial da prova. Após algum equilíbrio nos 50 m, o brasileiro disparou na metade final da disputa. André foi mais de dois segundos mais rápido que o segundo colocado, o espanhol David Julian Levecq, que obteve a marca de 58s53. Com 59s39, o holandês Mika van der Zanden completou o pódio.
Futebol de 7
A Seleção Brasileira de futebol de 7 estreou com vitória nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Nesta segunda-feira, no Centro Olímpico de Hóquei, o Brasil enfrentou a Holanda e venceu por 1 a 0. O autor do gol que deu a vitória para o Brasil foi Marcos Silva, que balançou a rede holandesa aos 25min do primeiro tempo.
Nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004, o Brasil foi derrotado na final da competição, pela Ucrânia, por 4 a 1, ficando com a medalha de prata. Na próxima rodada do Grupo A os brasileiros enfrentam os donos casa, os chineses, na quarta-feira, dia 10 de setembro, às 4h45 (de Brasília). Já os holandeses têm pela frente a Rússia. O futebol de 7 é disputado por jogadores com paralisia cerebral, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e com seqüelas de traumatismo crânio-encefálico.
Atletismo - 100m raso categoria T44
O brasileiro André Luiz Oliveira chegou em último na prova dos 100 m rasos, na categoria T44, disputada na manhã desta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim e ficou fora da disputa final. A vitória foi para norte-americano Brian Frasure, com tempo de 11s49. A terceira colocação ficou com o australiano Stephen Wilson, com 11s87.
Atletismo - lancamento de dardo classe F35-36
O brasileiro Paulo Souza terminou na quarta colocação a final do lançamento de dardo do atletismo, na classe F35-36, com a marca de 39,72 m. O ouro foi conquistado pelo chinês Wei Guo, com 56,07 m. Em segundo lugar, o polonês Pawel Piotrowski levou a prata, com 42,88 m, seguido pelo sul-africano Nicholas Newman, medalhista de bronze, que atingiu a marca de 42,48 m.
Atletismo - categoria T54
A final dos 5000 m, categoria T54 do atletismo foi marcada por uma forte colisão entre cinco atletas na reta final da disputa, nesta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. A canadense Diane Roy terminou na frente, com um tempo de 11min54s03, mas o resultado foi anulado pela organização horas depois exatamente por conta do acidente. Durante a prova, a suíça Edith Hunkeler caiu no chão e acabou provocando a queda de outras competidoras.. Em meio à confusão, Roy aproveitou para se distanciar dos demais competidores, desviando de pessoas da equipe de suporte e deixando seus principais rivais para trás. O segundo lugar ficou com Shelly Woods, da Grã-Bretanha, com 11min54s29, enquanto que a norte-americana Amanda McGrory ficou em terceiro, com 11min54s84. A equipe de suporte do evento teve que entrar na pista do Ninho de Pássaro para levantar vários competidores. A sueca Gunilla Wallengren foi a mais atingida pelo acidente, e teve que ser atendida pelos apoiadores do evento. Além dela, a norte-americana Cheri Blauwet, a australiana Christie Dawis, a canadense Tracey Ferguson e a japonesa Wakako Tsuchida abandonaram a prova por causa da colisão. Depois da disputa, algumas das competidoras entraram com um protesto e os organizadores dos Jogos decidiram anular a competição desta segunda. Agora, uma nova prova dos 5000m da T54 deve ser disputada, na próxima sexta-feira.
Goalball - masculino e feminino
A Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou sua primeira vitória nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, nesta segunda-feira, ao superar o Canadá por 6 a 5. A principal goleadora do Brasil foi Ana Carolina Custódio, com três gols. Pelo Canadá, o destaque foi Nancy Morin, que marcou todos os cinco gols da equipe. Também pelo torneio feminino do goalball, os EUA venceram a Dinamarca por 2 a 0 e a China passou pela Alemanha por 3 a 0. As brasileiras voltam à quadra nesta terça-feira, quando enfrentam as alemãs.
Tenis
O brasileiro Carlos Santos estreou com vitória na chave de simples masculina do torneio de tênis dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, nesta segunda-feira, ao superar o austríaco Thomas Mossier por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-2) e 7/5, em 1h48min.
Já Maurício Pomme, que também disputa a chave de simples masculina, foi derrotado pelo americano Lee Hinson por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, em 1h03min de jogo.
Judô - feminino até 63 kg
A brasileira Lucia Teixeira foi eliminada na repescagem da categoria até 63kg do judô, nesta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, ao ser derrotada por ippon pela francesa Angelique Quessandier. A judoca também havia sido superada por ippon em sua primeira luta na competição, contra a espanhola Marta Arce, que disputa a medalha de ouro contra a venezuelana Naomi Soazo. A francesa Angelique Quessandier enfrenta a sueca Elvira Kivi na briga pelo bronze nos Jogos Paraolímpicos.
Hipismo - grau 2
A amazona brasileira Elisa Melaranci, montando Lester, terminou a prova de adestramento do hipismo, grau II, na 15ª colocação, nesta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, com 59.091 de pontuação. O ouro foi conquistado por Brita Naepel, da Alemanha, com 71.909. Com a prata ficou Lauren Barwick, do Canadá, com 68.454. Já o bronze foi para C.C. Nielsen, da Dinamarca, com 68.182.
Judô - feminino Até 57kg
A judoca Daniele Silva garantiu, na manhã desta segunda-feira, mais uma medalha para o Brasil. A paraatleta levou o bronze ao vencer Mounia Karkar, da Argélia, por wazari, na categoria até 57 kg dos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
Neste domingo, o País já havia subido ao pódio duas vezes na modalidade. Karla Cardoso levou a prata, na categoria até 48 kg, ao ser derrotada na final pela chinesa Guo Huaping, por ippon. Mais tarde, foi a vez de Michelle Ferreira ficar com o terceiro lugar ao superar a espanhola Sheila Hernandez, na disputa até 52 kg.
A brasileira, 24 anos, conseguiu superar ao pódio ao passar pela repescagem, já que foi derrotada na primeira luta da competição, diante da espanhola Maria Monica Merenciano. Antes do confronto decisivo, a judoca passou pela russa Ekaterina Buzmakova.
"Foi um começo difícil, mas graças a Deus eu trouxe esse bronze", disse Daniele, lembrando do tropeço no início. "Tem que ter a cabeça firme. Por isso temos que ter pessoas importantes à nossa volta. É uma conquista muito grande, porque é muito difícil de se recuperar de uma derrota", comemorou a brasileira,
Atletismo - 100m raso categoria T12
A brasileira Sirlene Guilhermino classificou-se para a disputa do ouro, com tempo de 12ss88 na prova dos 100 m rasos, categoria T12, em disputa na manhã desta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
Zezé Alves ficou com o terceiro lugar , com tempo de 13s36, e não conseguiu classificar-se para a final da categoria.
Em outra bateria, a também brasileira Ana Tercia ficou com o terceiro lugar e não conseguir superar seu tempo, ficando fora da disputa final.
Atletismo - 100m livre classe T11
O brasileiro Lucas Prado venceu a prova dos 100 m livre rasos, categoria T11, estabelecendo novo recorde mundial, com 11s20, e garantiu a classificação para a semifinal nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. A segunda colocação ficou com o angolano Jose Armando, com tempo de 11s23. O americano Lex Gillette garantiu a terceira posição, com 11s85. "O recorde é uma conseqüência do nosso treinamento. Agora estou na semifinal e quero ir para a final, que é meu objetivo. Quero chegar na frente e, se conseguir uma medalha de ouro será para premiar nosso treinamento. Foi uma prova boa, estivemos bem equilibrados"
Atletismo - 400m livre categoria S13
O Brasileiro Carlos Farremberg terminou na quinta colocação a prova dos 400 m livre, categoria S13, na manhã desta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
"Estou bastante saftisfeito, embora não tenha conseguido uma medalha, que seria principal objetivo. Para mim, que não sou especialista nessa prova, está otimo. Nas próximas provas, (100 m livre, 200 m medley e 50 m livre) já vou estar bem mais confiante", disse Farremberg ao canal SporTV.
O ouro ficou com o sul-africano Chral Bouwer, com 1min14s02, batendo recorde mundial. O ucraniano Danilo Chufarov garantiu a segunda posição. Em 2007, Farremberg foi medalha de ouro no Parapan-Americano.
Natação - masculino classe S6
O brasileiro Adriano Lima ficou com o quinto lugar na prova dos 100m livre, categoria S6, em prova disputada no Cubo d'Água, na manhã desta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim."Não posso dizer que estou satisfeito. Queria ter brigado pelo terceiro lugar, mas não deu. Os vencedores nadaram muito bem. Agora é esperar e ver o que vai sobrar pra mim. Vou torcer pelo Daniel e se Deus quiser vai ser ouro para o Brasil", O primeiro lugar ficou com o sueco Anders Olsson, que fez o tempo de 1min05s95, estabelecendo novo recorde mundial. O chinês Yuan Tang conquistou a segunda colocação, com 1min06s42.
Vôlei sentado - masculino
A Seleção Brasileira de vôlei sentado perdeu a segunda partida nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Nesta segunda-feira o Brasil foi derrotado pelo Irã, por 3 sets a 0, parciais de 25/9, 25/11, 25/8; em 48 minutos de partida. A equipe brasileira começou o jogo desatenta e errando muito e em apenas 16 minutos os iranianos venceram o primeiro set por 25 a 9. Muito melhor na partida os iranianos não deram chances para os brasileiros, que apesar de ter se recuperado e errado menos, perdeu o segundo set por 25 a 11 em 17m Sentindo a pressão de precisar vencer para se manter vivo no jogo, os brasileiros erraram demais e não consguiram fazer um bom set, perdendo a parcial por 25 a 8, em 15 minutos, e a partida por 3 a 0. Na próxima rodada do Grupo B, na terça-feira, 9 de setembro, o Brasil enfrenta o Japão. Já os iranianos enfrentam a seleção do Egito.
Bocha - classe BC4
Os Brasileiros Eliseu Santos e Dirceu Pinto venceram suas partidas nesta segunda-feira e avançaram às quartas-de-final do torneio Paraolímpico de bocha, categoria BC4, em Pequim. O primeiro brasileiro a se classificar foi Dirceu Pinto, que no último domingo venceu o húngaro Jozsef Gyurkota, por 4 a 1. Na sua segunda partida do dia, foi derrotado pelo português Bruno Valentim por 4 a 2. Nesta segunda-feira, Dirceu entrou na cancha precisando vencer o português Fernando Ferreira, um dos melhores do mundo na modalidade, e conseguiu a vitória por 7 a 4 Já Eliseu não começou muito bem em Pequim e perdeu na sua estréia para o chinês Qi Cuifang, por 8 a 3. Na segunda partida ele massacrou o espanhol Maria Baixauli por 12 a 0. Mantendo o mesmo ritmo Eliseu venceu conseguiu a classificação com outra boa vitória contra o checo Radek Prochazka, por 8 a 0. Os dois brasileiros entram na cancha ainda nesta segunda-feira, por volta das 6h30 (de Brasília), para a disputa das quartas-de-final.
Ciclismo - categoria LC1
O brasileiro Soelito Gohr, uma das esperanças de medalha de ouro para o Brasil, terminou em quarto lugar, nesta segunda-feira, na prova de perseguição do ciclismo, categoria LC1, dos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
Soelito, que se classificou à disputa da medalha de bronze na quarta colocação, marcou 4min53s407, com uma velocidade média de 49km/h, foi derrotado pelo italiano Fabio Triboli que foi quase 8s mais rápido com o tempo de 4min43s677, a 50,4km/h.
"Batalhei até o fim aqui, fiz tudo o que podia, mas acho que foi um bom resultado, estava treinando mais em estrada e faltou só um pouquinho. Acho que dá para conseguir um resultado melhor na próxima Paraolimpíada", declarou ao Sportv o ciclista brasileiro.
A medalha de ouro ficou com o australiano Michael Gallagher, que com o tempo de 4min43s279 bateu o alemão Wolfgang Sacher, que fez a marca de 4min46s788 para terminar com a prata.
Basquete para cadeirante
A Seleção Brasileira masculina de basquete para cadeirantes perdeu a segunda partida nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Nesta segunda-feira, o Brasil foi atropelado pelos Estados Unidos, por 87 a 41. Os norte-americanos não deram chance para os brasileiros em nenhum momento da partida e logo no primeiro quarto terminaram vencendo por 17 pontos: 28 a 11. Com a folga no placar, a seleção dos EUA perdeu a concentração no segundo quarto e os brasileiros equilibraram a partida, diminuindo a vantagem dos adversários no placar, indo para o intervalo perdendo por 39 a 23. Na volta do intervalo os norte-americanos entraram com muita disposição e logo nos primeiros 5min do terceiro quarto fizeram 14 pontos contra nenhum dos brasileiros, com isso a seleção dos EUA foi para o último período vencendo por 62 a 29. No quarto período, os americanos não diminuíram o rítmo e aumentaram ainda mais a diferença sobre os brasileiros que ao final da partida chegou aos 46 pontos. Na próxima rodada, o Brasil tenta a reabilitação contra a seleção de Israel, na segunda-feira, às 22h (de Brasília). Já os Estados Unidos enfrentam a Grã-Bretanha.
Atletismo 200m raso T12
As brasileiras Ana Tercia Soares, Maria José Alves e Sirlene Guilhermino garantiram, nesta segunda-feira, no Ninho de Pássaro, uma vaga nas semifinais dos 200 m rasos T12, dos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
A primeira brasileira a entrar na pista foi Ana Tercia Soares, na terceira, das cinco baterias. A velocista ficou com o 3º lugar na sua série, com a marca de 13s20, e garantiu vaga à semifinal por estar entre os sete melhores tempos entre os não vencedores.
Sirlene Guilhermino dispurou a quarta bateria e com o abandono de duas competidoras, não teve dificuldade para vencer a série com o tempo de 12s95, ficando quase 1s na frente da sérvia Tanja Dragic.
A útlima brasileira a garantir vaga na semifinal foi Maria José Alves. Ela disputou a quinta bateria e acabou na terceira colocação com o tempo de 13s36.
As semifinais acontecerão ainda nesta segunda-feira, por volta das 7h15 (de Brasília), no Ninho de Pássaro.
Atletismo 100m raso masculino T12
O brasileiro Júlio Cesar Santos conquistou uma vaga na semifinal dos 100 m rasos, categoria T12, nesta segunda-feira, no Ninho de Pássaro, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Júlio Cesar Santos se garantiu na semifinal com o tempo de 11s46, garantindo assim, a última das cinco vagas dos que não venceram as suas baterias. O outro brasileiro na disputa, Pedro Cesar Moraes, marcou o tempo de 11s84 e ficou de fora da semifinal, que acontecerá na próxima segunda-feira, por volta das 23h(de Brasília).
Arremesso de peso categoria F54-56A brasileira Suely Guimarães não teve uma boa participação nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Nesta segunda-feira, no Ninho de Pássaro, Suely participou da prova do arremesso de peso e acabou a competição na 13º posição. A brasileira fez sua melhor marca em seu segundo arremesso, mas a distância de 6m68 e os 883 pontos, não foram suficientes para classificar Suely à final. A medalha de ouro foi para checa Eva Kancanu. A prata e o bronze foram para as alemãs Martina Monika Willing e Marianne Buggenhagen.
Natação 100m nado livre classe S8
A brasileira Valéria Lira falhou na tentativa de alcançar a final dos 100m nado livre, classe S8. Ela fechou a prova em 1min20s16 e ficou com a última colocação da terceira bateria, bem distante das principais aspirantes à medalha de ouro O desempenho de Valéria lhe rendeu a 14ª colocação da prova. Em sua bateria, a primeira posição ficou com a norte-americana Jessica Long, que obteve a marca de 1min06s81 e quebrou o recorde mundial da prova.
Dorta